Cabelos lindos com o "low poo"

Cabelos lindos com técnica "low poo"

Insira o low poo e co-wash no dia-a-dia e tenha cabelos de diva.

TUDO SOBRE A TECNICA LOW POO

De uns tempos para cá o número de adeptos ao shampoo "low poo" vêm crescendo abissalmente: resultado disso são as gigantes nacionais e internacionais correndo para lançarem nas prateleiras suas versões de shampoos low-poo, que nem sempre vêm com o mesmo nome, como por exemplo, a marca L'óreal, que lançou o creme para limpeza da linha Elséve, intitulado "light poo" ou dos veganos (e MARAVILHOSOS) nacionais da marca "Lola" que simplesmente nem se intitulam low- poo, no-poo ou nenhum prefixo "poo" para identificarmos que são utilizáveis na técnica.

Como então saber quais produtos são liberados? Em que consiste a técnica low poo? Quais são as vantagens? Como fazer?

Calma, é tudo muito simples e é sim, vantajoso! seja pela estética e saúde das suas madeixas ou até mesmo para o seu bolso $$$. À seguir, explico tudo sobre a vida low poo e porquê eu virei adepta e fã numero um!

Vou começar explicando o que é:

Gente, low poo nada mais é do que shampoo sem sulfato e sem petrolatos! O sulfato é um agente de limpeza profunda, um DETERGENTE, que remove toda a oleosidade natural do cabelo, que é super necessária para que ele fique macio, brilhoso, sedoso e bem tratado.

Fora que o sulfato causa ressecamento extremo e aí, vamos falar do efeito rebote: assim como acontece com uma pele oleosa quando a ressecamos demais tentando conter a oleosidade, a mesma começa a produzir ainda mais óleo. O mesmo ocorre com os cabelos! Então sim, o low poo pode e deve ser utilizado em cabelos oleosos (diferente do no poo e do co-wash, que muitas vezes não são recomendados, mas já falo sobre isso mais à frente) e em muitos casos ( euzinha, por exemplo) acaba ajudando a controlar e diminuir a oleosidade da raiz!

Tá bom, Tininha, entendi! Se eu quero um cabelo bonito, sedoso and bem tratado nada de sulfato. Mas como vou saber se o shampoo é livre ou não?

Muito simples, pequeno gafanhoto! Os sulfatos vêm sempre com o sufixo "sulfonete" ou "sulfete" (já que os ingredientes normalmente estão em inglês) o único sulfato mais complicadinho é o "sulfoccianete" mas mesmo assim é super identificável, não é mesmo? Mas, para você que quer ter certeza, vou liberar uma lista com os nomes aqui para você printar e olhar quando estiver na farmácia, ok?

Sodium Laureth sulfate
Sodium Myreth Sulfate,
Sodium Lauryl Sulfate
Ammonium Lauryl Sulfate
Ammonium Laureth Sulfate
Sodium Trideceth Sulfate,
Sodium C14-16 Olefin Sulfonate,
Sodium Myreth Sulfate,
Sodium Alkylbenzene Sulfonate,
Sodium coco-sulfate,
Ethyl PEG-15 cocamine sulfate,
Dioctyl Sodium Sulfosuccinate

Agora vamos ao segundo "proibidão" do low-poo: os petrolatos ou derivados do petróleo formam uma capa em volta dos seus fios, impedindo que qualquer vitamina, nutriente, minerais, etc entrem.

Você pode utilizar aquele creme de hidratação "mara" que comprou lá fora que de nada vai adiantar, seu cabelo está blindado!!! Então, o que remove esse "filme plástico" dos fios?! Ora, somente um agente de limpeza ULTRA FORTE, como o SULFATO!!! E aí começa o looping eterno dos produtos para cabelos tradicionais: o shampoo com sulfato vai lá e tira os petrolatos mas também toda a oleosidade natural e necessária dos seus fios, ai você vai e passa um creme cheio de petrolatos, que visualmente "engana" no primeiro momento e faz o cabelo parecer mais brilhoso e saudável, mas como o sulfato retirou tudo o que realmente era importante para seu cabelo e você entupiu e blindou ele com petrolatos, a.k.a derivados do petróleo, ou seja, mesma família dos plásticos, com o tempo você terá um cabelo ressecado, quebradiço, fragilizado e poroso!

Listinha dos petrolatos para evitar:

Butano/butane (gente,butano é o gás de cozinha! usado em sprays!)
Propane/propano (também usado em sprays)
Petrolatum/petrolato
Vaselina/vaselin
Mineral Oil/óleo mineral
Parafinum Liquid/parafina líquida
Isoparaffin
C13-14 Isoparaffin
C12 – 20 Isoparaffin

Mas Tininha, você espera que eu fique que nem louca lendo ingredientes de todos os shampoos na farmácia?

Bom, tem muita gente que lê, eu só leio quando estou na dúvida!!! exemplo: comprei um shampoo que dizia ter 99% dos ingredientes naturais, ai fui lá ver a listinha de produtos utilizados para garantir que não tivesse nenhum sulfato ou petrolato na lista e sim, eram naturais mesmo!!!

Na verdade hoje em dia já se têm uma variedade enorme de shampoos low-poo em farmácias, e muitas vezes alguns low poo não utilizam o nome exato (como a Elséve que é "light poo") porque o nome é uma marca patenteada, mas geralmente são muito identificáveis! eu não fico lendo ingredientes de todos os produtos. Eu vou na farmácia e vou logo para os rótulos "poos" ou me agarro com os shampoos veganos e que vêm na embalagem dizendo que possuem quase todos os ingredientes naturais, ouuuu como a marca "Lola" faz e deixa bem estampado "livre de sulfatos,petrolados, oleo mineral e omgs"...não tem muito mistério e nem dor de cabeça, gente!!! e com o tempo você vai se adaptando e conhecendo os nomes e quando for ver já virou expert!!!

Mas que diferença vou sentir no meu cabelo?

Bom, seu cabelo vai ficar MUITO, muitoooo sedoso, brilhoso e mais definido!!!

Meu cabelo é ondulado e hoje vejo que a raiz está muito mais lisa, com oleosidade controlada e as pontas fazendo ondas e cachos gordos que nunca imaginei que fossem fazer!!! vale ressaltar que se você tem cabelos cacheados, ondulados ou crespos a técnica é de extrema importância para você, uma vez que cabelos com essa estrutura em espiral em geral não permitem que a oleosidade se distribua ao longo dos fios, acumulando na raiz e ressecando o restante, resultando em um cabelo armado, feio, poroso e sem definição!!!

Olha o meu cabelo como está (eu lavei e deixei secar naturalmente, quando esta úmido quase seco torço ele em um coque para definir mais as ondas e cachos):

TUDO SOBRE LOW POO


E agora a cabeleira de frente:

TUDO SOBRE LOW POO E CO WASH

Isso quer dizer que só cacheadas e onduladas podem usar a técnica?!

Não!!! todas podem e devem usar. Sinceramente, devido à minha experiência no mundo low-poo, quanto mais natural o produto, melhor e mais bonito seu cabelo vai ficar! e menos dinheiro você vai gastar também!!! Você vai começar a perceber que não precisa gastar fortunas com cremes, hidratações e escovas. No low poo o básico funciona!!!

E em quanto tempo eu posso ver resultado?

Varia de cada um, mas em geral, três meses!!! O meu demorou mais, e no início geralmente o cabelo piora muito, fica opaco, sem vida, estufado, uó...é deprimente e dá vontade de desistir: NÃO DESISTA, VOCÊ NÃO VAI SE ARREPENDER!!!

O que acontece é que quando você começa o low-poo, você tira o seu cabelo do "looping eterno dos sulfatos e petrolatos" que eu falei lá em cima, lembra? Então, você vai estar vendo o real dano que seu cabelo sofreu esse tempo todo com ambos, sem a "maquiagem" dos petrolatos para te enganar!!!

Agora vou passar uma dica para potencializar o seu low-poo:

Alterne a lavagem com co-wash!!!

Co-wash é uma técnica do "no-poo" (sem shampoo) que é a prima do low-poo só que mais radical e consiste em não usar shampoo at all, ou seja, a lavagem é feita com ingredientes naturais, como chás, argila, vinagre, dentre outros e é muito utilizada por quem tem cabelos crespos!

No no-poo muitas vezes a lavagem também é feita com condicionadores leves e livres de silicones insolúveis, óleos, petrolatos e sulfatos! Esses condicionadores limpam e retiram a oleosidade do cabelo sem agredir a fibra e a lavagem deve ser feita sempre esfregando o couro cabeludo em direções retas e nunca em movimentos circulares para não embolar demasiadamente os fios e assim quebrá-los durante a escovação (muitos indicam pentear com os dedos para evitar a quebra).

Você pode intercalar sua lavagem com shampoo low-poo com co-wash e seguir sempre esse cronograma. Seu cabelo vai ficar de cinema!!!

Obs¹.: No co-wash é necessário utilizar uma grande quantidade de produto (grande mesmo gente, lave quantas vezes for necessário até sentir que seu couro cabeludo está limpo) por isso muitas pessoas preferem comprar produtos baratinhos e posso falar? Existem muitos maravilhosos no mercado! como o "co-wash" da marca "Tô de cacho" e o "Yamasterol".

Mas o meu cabelo é oleoso, posso fazer co-wash?

A melhor resposta é: faça o teste e veja como o seu cabelo reage!!!

O meu cabelo também é extremamente oleoso e eu não só faço co-wash, como também percebi real melhora no controle de oleosidade da minha raiz!!!

Obs²: Shampoo low-poo não faz espuma! E limpa mesmo assim! Essa história da espuma é uma enganação que criaram na nossa mente! No incio dá nervoso mas depois você se acostuma, juro!

Agora você já sabe o que é o low poo, como fazer e quais produtos estão liberados para o uso! Basta dar uma voadinha na farmácia e começar essa trajetória de amor com seus cabelos! Eles vão te agradecer, prometo!

Obs³.: Antes de começar o tratamento que tal uma última lavagem com shampoo COM sulfato e SEM petrolatos? Lembra que o sulfato remove tuuudooo do cabelo (inclusive petrolatos e silicones insolúveis)? Então, assim ele estará livre de quaisquer excesso para que o low poo surta efeito mais rápido e potente!

Vou ficando por aqui, mores, espero que tenham gostado do post! Quaisquer dica a mais ou dúvidas escrevam para mim nos comentários! Beijos unicornianos cheios de glitter e arco-íris!

Lembrando que estou sempre postando em meu Instagram sobre essas dicas... Sigam e acompanhem meu Stories, só dicas bombásticas. Instagram: @tininha_mattos.

You May Also Like

0 comentários

Últimas do Instagram